quarta-feira, 16 de junho de 2010

PAP - Acabamento de tapeçaria

Fiquei empolgada com o post dos pesinhos de porta de tapeçaria e resolvi colocar um PAP básico aqui para vocês. O acabamento pode ser feito de zilhões de maneiras, essa é apenas uma delas. Fácil, rápida e dá um toque mais "bem acabado" ao trabalho, se é que você me entende! Muita gente apenas dobra as sobras de talagarça ou juta e costura no avesso, mas eu particularmente não gosto quando fica aparecendo a pontinha da tela na lateral do trabalho, acho que é coisa de virginiana...


Vamos lá!

Primeiro eu corto as sobras de tela no tamanho que eu quero fazer o acabamento, proporcional ao tamanho do trabalho.



Em seguida cubro tudo com fita crepe para que a trama não desmanche, o que deixaria o acabamento menor do que eu queria. Algumas pessoas não usam fita e fazem o bordado direto, mas às vezes aparece um pedacinho de tela entre os pontos, olha a virginiana atacando de novo! Com a fita crepe você não corre nenhum risco. Ah, não esqueça de fazer um chanfradinho nas pontas para não aparecerem no meio da lã, veja o detalhe na terceira foto abaixo onde mostro o ponto cheio!



Por fim, bordo o ponto cheio (ou pode ser o caseado) em toda a volta do trabalho ou então faço isso nas laterais e franja nas pontas, fica a gosto do freguês! Para ficar mais bonito, eu costumo fazer dois pontos em cada quadrado da tela como na foto abaixo, fica mais "importante".




Voilá! veja como fica prontinho!


É isso aí, mais fácil que isso, só o Brasil ganhar o jogo contra a Coréia do Norte na Copa do Mundo! kkkk, que sufoco, mas pelo menos acertei o placar no bolão da empresa, uhu! :-)

Dúvidas, sugestões ou comentários, use o blog ou mande email, terei prazer em responder! atelier.angelsdream@uol.com.br.

Beijos, Angélica

9 comentários:

  1. Ai ficou muito lindo estas almofadinhas!
    Como se chama este tipo de tapete? Parece bordado em ponto cruz...

    ResponderExcluir
  2. Nina, os pesinhos de porta foram bordados por uma cliente, não me lembro exatamente mas acho que o ponto era o casa caiada, que forma uma estrelinha a cada quatro pontos.

    Beijos, Angélica.

    ResponderExcluir
  3. estou desesperada para certificar-me como e exatamente o ponto casa caiada ou cruz duplo

    OBRIGADA ADRIANA

    ResponderExcluir
  4. Adriana, vamos ver se eu consigo te explicar: o casa caiada forma o desenho em quatro pontos simples, dois da carreira de cima e dois da carreira de baixo. Ele é bordado como um ponto cruz simples invertendo o sentido a cada cruz, tanto para o lado quanto para baixo. O ponto cruz duplo você borda utilizando quatro quadradinhos da talagarça, fazendo primeiro o formato de x do ponto cruz tradicional e em cima desse x, nos mesmos quadradinhos, você borda um sinal de +, formando duas cruzes no mesmo ponto, por isso chama-se cruz duplo. Estou finalizando a minha apostila de tapeçaria, assim que estiver pronta vou fazer um novo post para divulgação e venda. Se quiser, me envie um email e te passo os gráficos do casa caiada e do cruz duplo. Beijo, Angélica.

    ResponderExcluir
  5. Olá Angélica, tudo bem?
    vc poderia me enviar por e-mail o passo a passo desses pontos da resposta acima?
    abraços
    lucianazapparoli@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber como faz acabamento de quadro feito em tapeçarria

    ResponderExcluir
  7. achei muito bom o seu acabamento, ficou lindo! eu gostaria se for possível como fazer o acabamento de quadro feito com tapeçaria. Pois sei fazer o quadro, mais não fazer o acabamento desde já agradeço pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eunice, desculpe por demorar tanto para responder, mas vamos lá: para fazer um quadro você pode fazer o acabamento em lã como mostrado acima, só que deixando uma borda mais larga para fazer as vezes de moldura, eu indicaria pelo menos 5 cm ou até mais dependendo do tamanho do quadro. No verso do trabalho você pode colocar feltro cobrindo todo o avesso do desenho e deixando somente a moldura à mostra, colando o feltro no avesso ou costurando por toda a borda e fazer uma alça de lã mesmo para pendurar. Ou então, uma opção mais prática é levar sua tela para uma dessas lojas que fazem molduras e pedir para enquadrar com ou sem vidro, dependendo do seu gosto. Eles esticam a tela deixando bem certinha e colocam a moldura que você preferir, inclusive com acabamento no verso como se fosse um quadro mesmo, já fiz vários assim e fica ótimo! Espero ter ajudado, um abraço!

      Excluir